Uma notícia extraordinária para a Iniciação Científica do Eliezer Max

O projeto M.E².L – Medidor de Energia Elétrica Legalzão, realizado pelos alunos Gabriela Orenbuch e Daniel Halfim Dal Prá nas aulas de Iniciação Científica do Ensino Médio da Escola Eliezer Max, foi selecionado para a FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, a maior feira de ciências do Estado.

O projeto foi orientado pelo professor Willian Abreu e realizado em parceria com a equipe do Makerspace. O Eliezer Max parabeniza os alunos Gabriela e Daniel, os professores e a equipe que incentivou e apoiou o projeto.

Saiba mais sobre o M.E².L: o trabalho tem como principal objetivo realizar uma reflexão sobre o consumo de energia elétrica na nossa comunidade escolar. Para justificar e embasar o projeto, primeiramente foi feito um levantamento do consumo de energia elétrica na escola e uma comparação da estimativa com a conta de luz real da escola, obtendo um erro percentual relativo de apenas 2,5%. Após isso, foi construído um aparelho utilizando a plataforma Arduíno, capaz de medir a corrente elétrica dos aparelhos e, consequentemente, estimar o consumo mensal em Reais. O aparelho foi utilizado como ferramenta pedagógica em uma ação de conscientização em sala de aula. Para avaliar o impacto do medidor, foram desenvolvidos dois questionários em formato de quiz para serem aplicados antes e depois da ação nas turmas.