Vacina israelense contra Covid-19 deve ser testada até junho

Uma vacina contra a Covid-19 está sendo desenvolvida pela equipe de pesquisadores do Instituto de Pesquisas da Galileia (Migdal), em Israel. Em entrevista ao “The Jerusalem Post”, o chefe da equipe, Chen Katz, afirmou que pretende iniciar os testes em humanos até o dia 01 de junho. “Estamos nos estágios finais e, em poucos dias, teremos as proteínas – os componentes ativos da vacina”, afirmou.

O avanço veio depois de a equipe estar há quatro anos desenvolvendo uma vacina para o vírus da Bronquite Infecciosa das Galinhas (BIG), comum nessa espécie de aves e também encontrada em faisões. A droga que está sendo desenvolvida para o novo coronavírus seria uma adaptação dessa primeira pesquisa.

“Nosso conceito básico foi desenvolver uma tecnologia geral e não uma vacina específica para esse ou aquele tipo de vírus”, afirmou Katz, que também explicou os ajustes genéticos que permitiram a adaptação da substância para uso em humanos: “A estrutura científica da vacina é baseada em um novo vetor de expressão proteica, que forma e secreta uma proteína solúvel quimérica, a qual entrega o antígeno viral nos tecidos da mucosa por endocitose auto-ativada, fazendo com que o corpo forme anticorpos contra o vírus”.

A pesquisa foi financiada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia de Israel. Em 27 de fevereiro, o ministro OfirAkunes já havia adiantado todas as aprovações necessárias para que o processo de finalização e comercialização da vacina fosse facilitado. Ainda de acordo com o Dr. Katz, a substância oral da droga já provou induzir altos níveis de anticorpos específicos contra a BIG.A pesquisa multidisciplinar também concluiu que o vírus encontrado nas galinhas carrega grande semelhança genética com a forma da Covid-19 que afeta humanos, compartilhando do mesmo mecanismo de infecção.

One thought on “Vacina israelense contra Covid-19 deve ser testada até junho

  • 13/04/2020 em 12:50
    Permalink

    Baruch Hashem Adonai. Quiçá todo esse esforço resulte em benefício para toda a humanidade.
    Shalom Aleichem.

Fechado para comentários.