Wall Street Journal: inovação de Israel ajuda a enfrentar desafios globais

“Como nós iniciamos uma nação a partir do nada e a transformamos em uma nação de startups?”, perguntou o falecido Shimon Peres em seu livro “No Room for Small Dreams: Courage, Imagination and the Making of Modern Israel”. Segundo ele, “a resposta está em um paradoxo: não ter nada foi, ao mesmo tempo, nosso maior desafio e nossa maior bênção de todas. Sem recursos naturais, nossas esperanças estavam ligadas à nossa própria criatividade”.

Agora, bem estabelecida como uma potência de inovação, Israel está aproveitando a sua criatividade de renome mundial, não só para a melhoria de seu próprio povo, mas para o bem das pessoas em todo o mundo. Essa é a principal lição de uma série de 12 artigos publicada no Wall Street Journal, que explora como a inovação israelense está ajudando a enfrentar alguns dos mais difíceis desafios globais.

Avanços importantes em tecnologia de saúde, segurança para missões humanitárias, desenvolvimentos inovadores em tecnologia de alimentos projetada para alimentar uma população global em rápido crescimento. Estes são apenas alguns dos tópicos que a série explora, oferecendo aos leitores de uma das principais organizações de mídia financeira do mundo uma visão detalhada de como a tecnologia israelense incorpora o espírito do tikkun olam (“reparar o mundo”).

A série investiga o ecossistema tecnológico israelense, destacando as empresas de ponta, os investimentos estratégicos e o espírito criativo que permitiram que a “Start-up Nation” fosse pioneira em tecnologias socialmente responsáveis. As peças apresentadas na série enfatizam como a inovação israelense está avançando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, abrindo caminho para um planeta mais saudável e mais próspero. Um novo relatório do Governo de Israel foi submetido à ONU pelo Ministério das Relações Exteriores e fornece uma visão abrangente de como Israel está promovendo cada um dos 17 ODS, detalhando como o ecossistema de inovação e o planejamento estratégico do país estão permitindo que ele implemente os objetivos para 2030.

A engenhosidade, o know-how local e a falta de vontade de aceitar o “não” como resposta transformaram Israel em uma superpotência de alta tecnologia, com, proporcionalmente, o maior número de startups per capita do mundo. Mas o sucesso de Israel em alta tecnologia é muito mais do que um ponto de orgulho nacional e dinamismo econômico: como os documentos do Wall Street Journal, isso também tornou o país uma força para o bem no mundo.