3º ano do Eliezer Max recebe famílias para a Festa da Torá

Uma festa cheia de significado. Assim foi a Festa da Torá, o momento especial de entrega das Bíblias aos alunos do 3º ano do Fundamental I da Escola Eliezer Max por suas famílias, que aconteceu no dia 13 de junho.

A escolha do 3º ano para a entrega e início da leitura da Bíblia se dá porque, nesta série, o eixo pedagógico é “Tradição”. As histórias que estão na Bíblia fazem parte da tradição oral e escrita do judaísmo. No Eliezer Max, a festa acontece sempre na época de Shavuot, já que um dos nomes deste chag é justamente Matan Torá (entrega da Torá), o dia em que Moisés recebeu as Tábuas da Lei no Monte Sinai.

Bilba Grinstein, coordenadora de Cultura Judaica da Educação Infantil e do Fundamental I e responsável pela organização do evento, explica que a cada ano é escolhido um tema para a festa. “Esse ano, também inspirados pelo tema institucional da escola, que é “Comunicação”, nosso tema foi a A Força da Palavra. A palavra é primordial para a transmissão de identidade e cultura entre gerações, tem presença e importância muito grande na educação em geral e no judaísmo, é fundamental para o diálogo, para estabelecer relações.

A partir do tema e do eixo pedagógico, todas as demais áreas do conhecimento tiveram participação na concepção da festa: em Inglês, trabalharam um poema sobre a importância de estudar; em Artes, criaram um mural representando a Torá, com as palavras escolhidas pelos alunos e suas famílias; em Mídias Digitais, fizeram um trabalho usando a ferramenta ThingLink com vídeos em que cada um refletiu e justificou a escolha de cada palavra; em Música, aprenderam e ensaiaram canções tradicionais em Hebraico e Yiddishe; em Música Brasileira, trabalharam com a composição “Bola de Meia, Bola de Gude”, de Milton Nascimento e Fernando Brant, que fala sobre história, gerações e crescimento; durante as comemorações de Shavuot, prepararam deliciosos cheesecakes que foram servidos aos familiares na festa. Veja a matéria completa e a receita do cheesecake no site da escola!