Empresa israelense vai produzir carne no espaço

A empresa israelense Aleph Farms anunciou que vai produzir carne no espaço. Batizada de Aleph Zero, ela é resultado de um experimento bem-sucedido realizado no ano passado a bordo da Estação Espacial Internacional, quando astronautas usaram uma impressora 3D para “imprimir” células bovinas cultivadas, formando um minúsculo pedaço de carne.

O objetivo é “ampliar a segurança alimentar produzindo carne fresca e de qualidade em qualquer lugar, independente de mudanças climáticas ou disponibilidade de recursos naturais”. A empresa tem experiência nesta área: em 2018 ela foi a primeira a produzir um bife em laboratório.

Segundo a Aleph Farms, estão sendo estabelecidas parcerias estratégicas com empresas de tecnologia e agências espaciais para contratos de pesquisa e desenvolvimento de longo prazo, que garantirão a integração de sua tecnologia de “agricultura celular” em programas espaciais.

Se tudo correr de acordo com os planos da empresa, futuros colonos de Marte poderão um dia saborear um bife criado em laboratório, que nunca precisou ser abatido. A Aleph Farms chama seu produto de “slaughter-free meat”, algo como “carne sem abate”.

“O programa Aleph Zero reflete nossa missão de produzir carne deliciosa e de qualidade localmente, onde as pessoas vivem e a consomem, mesmo nos locais mais remotos do planeta, como o Deserto do Saara ou Antártica. Forneceremos acesso incondicional a nutrição de alta qualidade a qualquer um, a qualquer hora, em qualquer lugar”, afirma Didier Toubia, CEO da empresa. Saiba mais: acesse.