Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

Alunos do Eliezer Max fazem estudo de campo em Recife

WhatsApp Image 2019-08-27 at 10.37.10

Como parte do “Projeto Recife Multicultural”, os alunos do 8º ano da Escola Eliezer Max embarcaram para um estudo de campo em Pernambuco. A viagem teve como objetivo explorar toda a riqueza cultural da região em diálogo com o currículo escolar, com destaque para a área de Cultura Judaica que se desenvolve nesta série com base nos eixos temáticos “memória e ancestralidade”. Eles visitaram locais como o centro histórico de Olinda, a Sinagoga Kahal Tzur e o Museu Cais do Sertão, conheceram o Colégio Israelita Moysés Chvarts e participaram de atividades como Oficinas de Maracatu e de bonecos Mamulengos.

História, História Judaica e Artes foram os componentes curriculares de maior destaque neste projeto interdisciplinar, pois foi na cidade de Recife, no período de colonização holandesa, que surgiu a primeira sinagoga das Américas, Kahal Zur Israel, fundada por judeus holandeses sefaraditas. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer importantes lugares de memória, em Recife e Olinda, que marcaram o início da vida judaica brasileira, e observar a presença judaica no Nordeste, seja através de hábitos regionais preservados, bem como na permanência de uma comunidade vigorosa, que mantém uma vida judaica pulsante naquelas cidades.
Além disso, a turma explorou outros cenários importantes do período colonial brasileiro e refletiu sobre o papel da cidade do Recife na história e na cultura brasileira. No campo das Artes, os alunos entraram em contato com ritmos, cores e formas próprias das manifestações culturais locais não só com o objetivo de reconhecer a arte como forma de expressão em todas as suas dimensões: culturais, sociais, políticas, estéticas etc, mas, também, como a produção artística reflete e contribui para construção da identidade brasileira. Leia a matéria no site da escola: acesse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[yuzo_related]

Rolar para cima