Best-seller infanto-juvenil sobre o nazismo ganha versão cinematográfica

Quase 50 anos após ser escrita, a história de menina que perde um bicho de pelúcia ao fugir do nazismo estreia no cinema. “Quando Hitler roubou o coelho cor-de-rosa” foi escrito pela autora anglo-alemã Judith Kerr e publicado pela primeira vez em 1971.

Em 1973, Annemarie Böll, esposa do escritor e prêmio Nobel Heinrich Böll, traduziu o livro para o alemão. Em 1978, o material foi filmado para a televisão. Agora, quase 50 anos depois de ser escrito, a obra ganha uma versão cinematográfica. A estreia mundial ocorreu em Berlim e agora será lançado em todo o país.

O filme, que tem o enredo baseado no livro, foi dirigido por Caroline Link, ganhadora do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2003 por “Lugar nenhum na África” e uma das mais bem-sucedidas diretoras alemãs dos últimos anos. No enredo, a personagem Anna, de nove anos, vive com os pais e o irmão mais velho em Berlim. O pai é um jornalista conhecido, que em seus artigos critica abertamente Adolf Hitler e o regime nazista. A trama começa pouco antes das eleições na Alemanha em março de 1933, na qual os nacional-socialistas consolidam seu poder.

Por serem judeus, o pai de Anna estava ciente da ameaça à família. A decisão de ir para o exílio na Suíça foi rápida. As malas foram feitas às pressas, só o essencial poderia ser levado. Os pais de Anna ordenaram: só um bicho de pelúcia poderia ser levado. Com o coração pesado, desesperada e perto das lágrimas, ela se decide por deixar o amado coelho rosa, seu bichinho mais antigo. A família foge primeiro de Berlim para Zurique, depois para Paris e Londres. O filme termina com a travessia para o Reino Unido.