Biblioteca Nacional de Israel faz parceria com o Google para digitalizar 120 mil livros

Cerca de 120 mil livros da coleção da Biblioteca Nacional de Israel serão disponibilizados online em cerca de dois anos. Cerca de 45% estão em hebraico, iídiche e ladino, e o restante em idiomas como latim, inglês, alemão, francês, árabe e russo.

O processo é complicado: os livros devem ser transportados em contêineres, de forma que atendam aos rígidos requisitos de controle climático e de segurança da biblioteca, localizada em Jerusalém, para o centro de digitalização do Google, na Alemanha.

A colaboração faz parte do projeto Google Livros, que inclui mais de 40 milhões de livros de mais de 70 grandes bibliotecas nos Estados Unidos, Europa e Japão. O projeto reúne livros em mais de 400 idiomas, inclusive em hebraico.

“Estamos muito felizes em trabalhar com o Google no cumprimento de nossa missão em dar acesso aos tesouros da cultura judaica, israelense e universal para diversos públicos em todo o mundo”, comemorou Yaron Deutscher, chefe de acesso digital da Biblioteca Nacional. “Mais especificamente, é uma contribuição significativa ao nosso trabalho de abertura do acesso digital a todos os livros publicados nos primeiros 450 anos de impressão em hebraico”.