Câmara dos Deputados comemora os 71 anos de Israel



Pelo quinto ano consecutivo, a Câmara dos Deputados homenageou o aniversário da independência do Estado de Israel. À frente da sessão, o deputado Marcos Pereira leu o pronunciamento do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que lembrou a importante atuação de Oswaldo Aranha para a criação do Estado Judeu e das boas relações que historicamente pautaram o relacionamento entre Brasil e Israel.

Durante a sessão, também se pronunciaram, os parlamentares Geovania de Sá, Cezinha de Madureira, Dr. Jaziel, Alan Rick, Carla Zambelli, Major Vitor Hugo, Lucas Gonzalez, Rosangela Gomes e o senador Zequinha Marinho, Marco Feliciano, Gilberto Nascimento, entre outros.

Em emocionado discurso, o embaixador Yossi Shelley lembrou a trajetória milagrosa do povo judeu, que recriou a soberania do seu Estado, e destacou as parcerias econômicas com o Brasil.

Por sua vez, Ruth Goldberg, diretora da Conib, destacou conquistas e desafios do país, lembrou a legitimidade e o apoio de lideranças políticas na criação soberana do Estado de Israel e também salientou a atuação de Oswaldo Aranha: “Jamais iremos esquecer o papel determinante na Assembleia Geral da ONU, presidida pelo embaixador Oswaldo Aranha, por ocasião da aprovação da partilha da Palestina. Nós, brasileiros, temos de nos orgulhar desse momento histórico”. Assista ao vídeo do evento.