Carro alegórico antissemita “anima” Carnaval da Bélgica


O Carnaval da cidade flamenga de Aalst, classificado pela Unesco como património da humanidade, incluiu carro alegórico com caricaturas de judeus ortodoxos com ratazanas e sacos de dinheiro. “São caricaturas típicas de 1939”, lamentou o grão-rabino da Holanda.

Os representantes dos judeus de língua francesa e flamenga da Bélgica se manifestaram, apresentando queixa à organização federal anti-discriminação UNIA: “Em uma democracia como a belga, não há lugar para coisas deste tipo, no Carnaval ou em outra ocasião qualquer.”

A Comissão Europeia condenou o ocorrido: “Deveria ser óbvio para todos que este tipo de representação nas ruas da Europa é absolutamente impensável, 74 anos após o Holocausto”, afirmou o porta-voz, Margaritis Schinas.

O “Brussels Times” veiculou: “A representação de judeus ortodoxos de carantonhas trouxe de volta memórias dos folhetos de propaganda nazistas e de publicações como o Der Stürmer (tabloide alemão semanal publicado de 1923 a 1945, conhecido pelo antissemitismo e pela propaganda nazista), dos anos 1930, espectadores ficaram chocados”.

Em 2013, no mesmo desfile, em Aalst, um carro representava um vagão de transporte de judeus para os campos de extermínio, rodeado de figurantes vestidos de nazistas e de judeus ortodoxos.