Chip israelense permitirá “ver através das paredes”

A empresa israelense Vayyar Imaging desenvolveu chips compactos com sensores que permitem olhar por trás de portas fechadas e paredes fortes. O escaneamento não ocorre na faixa óptica, mas na frequência de rádio.

A tecnologia servirá de base para veículos não tripulados e sistemas domésticos inteligentes. O sistema permite digitalizar instantaneamente o espaço circundante e determinar a posição dos objetos, mesmo atrás de paredes, até determinar a postura de uma pessoa, seus sinais vitais, peso e direção do movimento. Os mesmos métodos podem ser usados para escanear e construir uma situação de tráfego em torno de um carro em movimento, o que ajudará na direção autônoma e até em um motorista humano. Em casa, o Vayyar permitirá monitorar a condição das pessoas idosas, para as quais uma queda se torna uma ocorrência frequente e uma ocasião para acionar um alarme.

A empresa levantou US$ 188 milhões para criar novos produtos e expandir os negócios para outros países, exceto Israel e EUA, onde já está representado. Várias marcas premium de classe mundial já são clientes.