Cientistas israelenses desenvolvem cepa de tomate que pode ajudar a combater doenças degenerativas

Segundo a Universidade Hebraica de Jerusalém, o “Xanthomate” é rico em uma substância chamada zeaxantina, um pigmento amarelo natural que ajuda as plantas no processo de fotossíntese e pode ser encontrado principalmente em milho, pimentão, abóboras e frutas cítricas, e em concentrações muito baixas em melões, mangas, damascos e pêssegos.

A zeaxantina pode potencialmente inibir doenças degenerativas, protegendo os receptores de luz na retina dos danos causados pela forte luz azul. Os pesquisadores, liderados pelo professor Joseph Hirschberg, disseram que a adição de zeaxantina à dieta diária ajuda a reduzir o desenvolvimento de doenças degenerativas, especialmente a degeneração macular, que causa cegueira em adultos.

A zeaxantina compõe mais da metade dos pigmentos no novo tomate, além das vitaminas e outros nutrientes essenciais encontrados nos tomates comuns, observou ele. A nova cepa de tomate tem sete vezes mais zeaxantina que o milho, que é a principal fonte dessa substância na dieta atual. “Até onde sabemos, esse é o nível mais alto de zeaxantina alcançado em qualquer das principais culturas agrícolas do mundo”.


Proteja sua família!
NetVida é um parceiro do ALEF News:
https://www.netvida.net/?bt=ftRvah