Comunidade judaica promove evento de recordação do Holocausto

Por ocasião do “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”, a Confederação Israelita do Brasil (Conib), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Congregação Israelita Paulista (CIP) promoverão no dia 27 de janeiro, às 19:30h, um “Ato em Memória às Vítimas do Holocausto”.

Além de sobreviventes do genocídio nazista, o evento, que acontecerá na Sinagoga Etz Chaim da CIP, e será transmitido online, contará com a participação de autoridades civis, religiosas e comunitárias que vão homenagear os seis milhões de judeus assassinados.

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2005 uma resolução instituindo 27 de janeiro como o “Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto”. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.