Convenção da Confederação Israelita do Brasil será transmitida de forma online

A 52ª Convenção da CONIB, marcada para os dias 23 e 24 de novembro, foi desenhada para conversar com a comunidade judaica brasileira espalhada pelos quatro cantos do país.

Pela primeira vez, e por conta da pandemia, a programação será totalmente aberta ao público através do canal do YouTube da CONIB. O presidente da instituição, Claudio Lottenberg, explicou: “Não poupamos esforços e dedicação para viabilizar este formato inédito para esta Convenção. Queremos abordar os temas que nos impactam como comunidade, mas de uma maneira inovadora e dinâmica”.

A edição deste ano terá como tema “Honrando o passado – construindo o futuro”. A ideia é abordar uma série de temas relevantes que vão desde a lembrança do Holocausto, até Israel atual, uma terra pujante e reconhecida como o país da inovação. Antissemitismo, discurso de ódio e redes sociais também estarão em pauta. Serão homenageadas duas personalidades: a historiadora Anita Novinsky, que faleceu este ano, e o jurista Celso Lafer, que completou 80 anos em agosto.

O apresentador esportivo Benjamin Back será um dos apresentadores. O coordenador-geral do Museu do Holocausto em Curitiba, Carlos Reiss, e a psicóloga Sofia Deborah Levy, participarão de um debate com a plateia; o CEO da Agência de Inovação de Israel, Dror Bin, vai falar de ciência e tecnologia israelenses. Já o presidente do Hospital Albert Einstein, Sidney Klajner, e o presidente da Associação do Technion Brasil, Salomão Iochpe, vão contar sobre as contribuições das instituições à sociedade. O jornalista Jaime Spitzcovsky e o diplomata Ilan Sztulman estarão juntos em uma conversa com foco nos “Acordos de Abrãao”. Também estarão presentes os humoristas Fabio Rabin e Daniel Zukerman que vão abordar o antissemitismo e os limites do humor.

A agenda também prevê depoimentos e mensagens do primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, e dos atores Dan Stulbach e Caco Ciocler, entre outros. “O nosso objetivo é falar com um número maior de pessoas, coisa que o formato digital permite, oferecendo um conteúdo de qualidade. Queremos a Conib mais perto da comunidade”, destacou a diretora da Conib, Mirella Radomysler, à frente da organização da Convenção.