Dispositivo israelense reduz risco de infecção hospitalar

Criado por Moris Topaz, chefe de cirurgia plástica no Centro Médico Hillel Yaffe, em Hadera (Israel), o TopClosure, é um mecanismo que ajuda no fechamento e na cicatrização de feridas pós-traumáticas, cirúrgicas, agudas e crônicas na pele. Agora ele está sendo usado na cirurgia de órgãos vitais para salvar vidas, o que permite uma recuperação mais rápida e reduz o risco de infecção.

O produto contém dois clipes presos à pele em cada lado de uma ferida conectada por um cabo que é apertado, selando a ferida aberta. Usado por profissionais médicos em hospitais, ele trabalha primeiro esticando a pele ao redor da ferida para evitar a necessidade de enxertos de pele e, segundo, certificando-se de que a ferida cicatriza adequadamente. Este procedimento atenua as desvantagens dos métodos de costura tradicionais que incluem alta tensão na pele, dificuldade de aplicação e estética da pele após a recuperação.

Feito com um polímero especial que provou ser durável e de suporte para a sutura, TopClosure é projetado especificamente para entrar em colapso pouco antes de muita tensão começa a rasgar os tecidos da pele, como costurar grandes feridas. O único método é susceptível de melhorar significativamente a prática da sutura atual: ela pode ser usada antes da cirurgia para preparar incisões na pele, durante a cirurgia para aliviar a tensão na pele e após a cirurgia como suporte adicional em conjunto com pontos.

Moris Topaz explica: “Nossas principais conquistas estão na aplicação do TopClosure em soluções inovadoras para lesões de tecidos moles, abdome aberto em trauma, infecção profunda da ferida esternal na cirurgia cardiotorácica e lesão por pressão tecidual”. Com TopClosure, é possível economizar muito tempo na hospitalização de pacientes, cirurgias e antibióticos, bem como materiais como malhas e enxertos de pele. “Isso é crucial na África e em outros países em desenvolvimento, onde os antibióticos são bastante limitados”.