Em Israel, jovens encontram moedas de ouro de 1.100 anos

Um raro tesouro de 425 moedas de ouro do califado abássida, datado de cerca de 1.100 anos, foi descoberto por adolescentes voluntários em uma escavação arqueológica no centro do país, segundo anunciou a Autoridade de Antiguidades de Israel.

O tesouro foi descoberto por um grupo de jovens que estava realizando trabalho voluntário antes do serviço militar obrigatório.

Os diretores de escavação Liat Nadav-Ziv e Elie Haddad afirmaram: “Encontrar moedas de ouro em quantidade tão considerável é extremamente raro. Quase nunca as encontramos em escavações arqueológicas, pois o ouro sempre foi extremamente valioso, derretido e reutilizado de geração em geração”. “As moedas, feitas de ouro puro que não oxida com o ar, foram encontradas em ótimo estado, como se tivessem sido enterradas na véspera. Sua descoberta pode indicar que o comércio internacional ocorreu entre os residentes do local e de áreas remotas”.

O peso total do tesouro – cerca de 845 gramas de ouro puro – seria uma quantia significativa de dinheiro no final do século IX. Com essa quantia, uma pessoa poderia comprar uma casa luxuosa em um dos melhores bairros de Fustat, a rica capital do Egito naquela época.