Emirados Árabes vão inaugurar sinagoga

Em 2022, os Emirados Árabes vão construir uma sinagoga em um complexo inter-religioso que também abrigará uma mesquita e uma igreja católica. O anúncio da chamada “Casa da Família Abraâmica”, na Ilha Saadiyat, em Abu Dhabi, é consequência da visita do papa Francisco aos Emirados Árabes em fevereiro, a primeira de um papa à Península Arábica. Na ocasião, o pontífice assinou uma declaração conjunta com o grande imã de al-Azhar, Ahmed el-Tayeb, que pedia tolerância religiosa e diálogo no país.

Como resultado, formou-se um conselho inter-religioso, chamado de Comitê Superior de Fraternidade Humana, encarregado de supervisionar projetos que promovam a tolerância religiosa. A Casa da Família Abraâmica é sua primeira iniciativa. “Esta é uma oportunidade importante para todos que acreditam no poder da fé e da humanidade. Isso ajudará a construir pontes entre líderes religiosos e comunidades, além de promover a paz e a harmonia em uma época de muita intolerância”, comemorou o rabino M. Bruce Lustig, da Congregação Hebraica de Washington.

Os Emirados Árabes já abrigam uma sinagoga, em Dubai, construída em 2008. A decisão de construir uma nova sinagoga marca um passo significativo para o culto do judaísmo no estado do Golfo. Em maio, o rabino Yehuda Sarna, da Universidade de Nova York, tornou-se o primeiro rabino-chefe da comunidade judaica dos Emirados Árabes Unidos. A mudança de atitude em relação à prática do judaísmo ocorre em momentos de uma discreta, mas significativa, aproximação entre os Emirados Árabes e Israel devido, principalmente, a preocupações comuns com relação ao Irã. Ministros israelenses já visitaram oficialmente o país e, em 2018, e o hino nacional de Israel foi tocado em um torneio de judô em Abu Dhabi, quando um israelense ganhou uma medalha de ouro.