Empresa israelense vai investir na maior usina de hidrogênio do mundo, que será construída no Ceará

A empresa israelense de energias renováveis Enegix Energy anunciou seus planos de investir US $ 5,4 bilhões para desenvolver o que será a maior planta de produção de hidrogênio verde do mundo.

Ela será localizada no Ceará e terá capacidade para produzir 600 milhões de Kg de hidrogênio verde por ano.

A instalação de eletrólise será totalmente alimentada por energia renovável, inicialmente 3,4 GW de energia solar e eólica onshore.

O potencial do estado para geração de energia renovável, juntamente com o acesso a um porto de alto mar estratégico para facilitar a exportação de hidrogênio, foi a chave para a escolha do local com escopo de 500 hectares para o investimento de US$ 5,4 bilhões.

O projeto deve levar entre três e quatro anos para ser construído. Até o momento, a Enegix Energy assinou um Memorando de Entendimento com a empresa de consultoria Black & Veatch para realizar estudos de viabilidade essenciais para o desenvolvimento do projeto.

Gary Martin, diretor administrativo da divisão de Petróleo e Gás da Black & Veatch, disse: “Instalações como a proposta pela Enegix estão no centro de fazer do hidrogênio um componente central de uma economia global com zero de carbono”.

Wesley Cooke, fundador e CEO da Enegix, destacou: “A equipe da Black & Veatch tem a capacidade de avaliar todos os aspectos do projeto, com habilidades transferíveis que cobrem a produção, manuseio, transporte, armazenamento e distribuição de hidrogênio; seguindo os mais altos padrões de segurança e eficiência. A Black & Veatch está bem posicionada para fornecer esse tipo de serviço, contribuindo para a transição dos combustíveis fósseis para o hidrogênio”.

Fonte e Foto: O Petroleo