Grupo judaico faz serviço de entrega de alimentos para poloneses que resgataram judeus durante o Holocausto

“Fromthe Depths”, uma organização judaica dedicada a ajudar os que arriscaram suas vidas na Segunda Guerra Mundial para salvar judeus na Polônia sob ocupação nazista, converteu sua frota de quatro carros em um serviço de entrega destinado a atender às necessidades básicas desses idosos, para evitar expô-los a riscos de contaminação.

A fundação entregou mantimentos para mais de 20 pessoas reconhecidas como ‘justas entre as nações’, o título que Israel dá para não-judeus que arriscaram suas vidas para salvar judeus do genocídio nazista. Os táxis são desinfetados após cada entrega e o fundador do grupo, Jonny Daniels, disse que entrega as compras pessoalmente aos destinatários usando uma máscara e luvas.

Um dos beneficiados é Krystyna Kowalskaque, quando era adolescente em Varsóvia durante o Holocausto, ajudou a salvar uma família judia de quatro pessoas que se escondia na padaria de sua família, mesmo sabendo que, se fossem descobertos, seriam mortos, juntamente com os judeus que escondiam. Agora, aos 88 anos, ela teme por sua vida por causa do coronavírus, cuja taxa de mortalidade é especialmente alta em pessoas com mais de 70 anos.”É um momento assustador”, afirmou ela, uma viúva cujo filho morreu e que mora sozinha em um apartamento no terceiro andar sem elevador. “É uma gentileza. E isso significa que não preciso sair e arriscar minha saúde. O fato de eu poder confiar neles significa o mundo para mim”, destaca ela.