Ieda Tucherman ministra curso na Casa do Saber-RJ

“Políticas da intimidade: da invenção do sofá e sua sociabilidade à “algoritmização” da vida” será o tema do curso. As aulas ocorrerão nos dias 07 e 14 de dezembro. Inscrições: acesse.
Sinopse: Falamos hoje da perda da privacidade como uma das novas e radicais condições criadas pela nossa adesão à vida virtual. Documentários como “O Dilema das Redes” ou séries como “Privacidade Hackeada”, ambas divulgadas pela Netflix, nos apontam esta realidade que, com razão, tanto nos intimida. Contudo, ainda estamos no campo da oposição clássica do público e do privado que nos acompanha desde a nossa origem grega, através de conceitos como ágora e oikos.
Se, no entanto, fizermos um movimento de olhar nosso passado recente, uma decantação parece se instalar: a que separa, sem opor, espaço privado e espaço de intimidade. É assim que o século XVIII, numa associação especial entre a nova burguesia e a arquitetura de exteriores e de interiores, vai implantar uma política de espaços onde a intimidade será cultivada com suas múltiplas consequências políticas, sociais e existenciais.