Impressão de selo do Primeiro Templo é encontrada em escavações próximas ao Muro das Lamentações

Uma minúscula peça de argila do século VII, com os dizeres “Pertencente a Adoniyahu, o mordomo real”, foi descoberta próximo ao Muro das Lamentações. Um voluntário do serviço nacional encontrou recentemente o selador de letras com o antigo nome hebraico de um personagem citado várias vezes na Bíblia Hebraica.

Segundo o arqueólogo Eli Shukron, a inscrição é única e “de extrema importância”. O papel do administrador real (Asher al Habayit), disse ele, aparece várias vezes na Bíblia e é usado para o ministro de mais alto nível na corte real. Por exemplo, o título de Royal Steward foi usado no Livro de Gênesis para a posição de poder de José no Egito. A vedação de argila foi usada no período do Primeiro Templo para selar documentos importantes, explicou Shukron.

Em março, outra peça similar e rara foi encontrada na cidade de David com a inscrição “pertencente a Nathan-Melech, servo do rei” (LeNathan-Melech Eved HaMelech). Nathan-Melech seria um oficial na corte do rei Josias. E em fevereiro de 2018, outra selagem parcial de argila foi descoberta, o que pode significar “Pertencente a Isaías” e provavelmente está ligada ao profeta Isaías.