Instituto Brasil-Israel lança segunda edição do curso “Precisamos falar sobre Israel e Palestina”

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso “Precisamos falar sobre Israel e Palestina” – cujas aulas serão iniciadas no dia 02 de maio. A primeira edição, realizada no ano passado, reuniu mais de 60 jovens na Livraria da Vila, em São Paulo. Os participantes mais destacados foram selecionados para uma viagem com destino a Israel e aos territórios palestinos.

Além das tensões entre árabes e palestinos e o conflito de narrativas envolvendo os dois estados, serão discutidos temas como terrorismo, o movimento nacional judaico e as relações entre o Brasil e Israel. Entre as participações já confirmadas, estão os nomes dos professores Michel Gherman, Marta Topel, Guilherme Casarões e Omar Thomaz.

Segundo o coordenador executivo do IBI, Rafael Kruchin, a principal justificativa do curso está no fato de que se fala bastante sobre sionismo no Brasil, mas este é ainda um assunto pouco estudado. “Apesar de estar em pauta – e agora, mais do que nunca, em função da atual política brasileira – a questão ainda é tratada de maneira superficial e estereotipada, o que torna o debate pouco produtivo”, resume. Inscrições: bit.ly/curso_IBI_2

02/05 – De quem é o Oriente Médio?
A proposta é discorrer sobre o contexto geopolítico do Oriente Médio no pós-Primeira Guerra Mundial, trazendo discussões em torno da questão colonial e da autodeterminação dos povos. O que garante a um povo o direito a um Estado?

09/05 – Árabes ou palestinos? – O desenvolvimento da consciência nacional na Palestina
Serão analisados as origens e o processo de desenvolvimento do movimento nacional palestino, em suas várias vertentes. Afinal, quem são os palestinos? Qual a relação dos palestinos com o mundo árabe?

16/05 – Um Estado judeu no Oriente Médio: o Movimento Nacional Judaico
Discussão sobre as origens e o desenvolvimento do sionismo, o movimento nacional judaico, e as suas várias vertentes, historicamente e na atualidade.

23/05 – Debate

30/05 – Terrorismo ou resistência?
O conceito de terrorismo e as disputas ao redor do termo, a partir das estratégias utilizadas por grupos como o Hamas, FPLP, Hezbollah, entre outros, nas ações de combate a Israel. Será também discutida a relação entre terrorismo e islamofobia.

06/06 – As relações Brasil-Israel no Governo Bolsonaro
Discussão sobre a aproximação entre o Brasil e Israel e suas implicações a curto, médio e longo prazo.

13/06 – Israel e Palestina: confronto de narrativas
Será abordado como essa questão é disputada na atual conjuntura da polarização política, em que Israel é associado à agenda da nova direita, enquanto a Palestina, à militância política da esquerda. Genocídio? Apartheid? Discussão sobre o risco da excepcionalização de Israel.

27/06 – Debate