Instituto Weizmann é destaque em revista científica

A revista “Nature” destacou o trabalho do professor Ofer Yizhar, neurocientista do Instituto Weizmann de Ciências de Israel, com o título “Hologramas no cérebro” como uma das sete tecnologias que merece ser observada em 2021.

A holografia é um método de curvar e focalizar a luz para formar um padrão espacial tridimensional, mais ou menos como se uma imagem 3D estivesse flutuando no espaço. A diferença é que o holograma é projetado dentro do cérebro, e cada píxel da imagem é responsável por ler e ativar um neurônio.

A tecnologia “Hologramas no cérebro” faz referência a optogenética, técnica que permite controlar a atividade de células e circuitos cerebrais. Os neurocientistas tiram uma foto através do microscópio, marcam os neurônios que querem ativar, e o software gera hologramas para combinar com esses padrões de ativação, permitindo explorar o código neural com a precisão de um único neurônio.

O professor Ofer Yizhar obteve seu PhD na Universidade de Tel Aviv, trabalhando em mecanismos moleculares de transmissão sináptica. Ele fez seu pós-doutorado na Universidade de Stanford entre 2008-2011 e ingressou no Instituto Weizmann em 2011.

Saiba mais: acesse.