Israel anuncia lançamento de nave à Lua

Israel anunciou o lançamento da operação Bereshit 2, um projeto que busca enviar uma nave não tripulada à Lua em 2024.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Izhar Shay, disse que sete países dos cinco continentes manifestaram interesse em participar do projeto, entre eles os Emirados Árabes Unidos. “Não tenho dúvidas de que o Beresheet mais uma vez despertará nossa imaginação, redefinindo os limites do possível e garantindo o status de Israel como uma potência de inovação”.

A SpaceIL revelou que a nova sonda representará um avanço significativo com relação à primeira e reunirá três espaçonaves – um orbitador e dois pousadores.

O presidente Reuven Rivlin afirmou: “o projeto irá estender os limites do conhecimento humano com experimentos científicos inovadores, ajudando-nos a entender melhor o universo em que vivemos”.

O CEO da SpaceIL, Shimon Sarid, disse que com o novo projeto de US$ 100 milhões, financiado principalmente por doações, o Estado judeu estava “almejando alto, não apenas para o espaço sideral, mas para o futuro de longo prazo do Estado de Israel”.

Segundo ele, “faremos isso despertando a curiosidade e a esperança, a capacidade de sonhar e realizar e através do fortalecimento da educação tecnológica, pesquisa, ciência e engenharia para estudantes israelenses. Ao fazer isso, garantiremos a mobilidade tecnológica de Israel para os alunos de hoje que serão os cientistas e engenheiros de amanhã”.