Israel bate recorde de transplantes de órgãos


O Centro Nacional de Transplantes informou que Israel teve um número recorde de transplantes de órgãos em 2018, em comparação com anos anteriores. No início de 2018, havia 1.138 pacientes na lista de espera, incluindo 840 crianças. Durante o ano, foram realizados 502 transplantes, dos quais 258 de doadores vivos, representando 13% a mais que no ano anterior. Dos 344 doadores falecidos, cem eram transplantes de fígado e 25 transplantes de coração, no último caso, representam 44% mais doadores falecidos do que em 2017.

O ano passado também registrou um número sem precedentes no número de famílias que aceitaram a doação de órgãos de seus entes queridos. Das 173 pessoas com familiares que sofreram morte encefálica, 111 aceitaram a doação dos órgãos dos pacientes. Nos quatro casos em que o coração do paciente parou de bater, todas as famílias deram seu consentimento.

O presidente do Centro Nacional de Transplantes, Prof. Rafi Beyar, afirmou que este ano planeja cooperar com outros países para desenvolver ainda mais o campo de transplantes de órgãos de doadores vivos através da referência cruzada de bancos de dados para encontrar correspondências apropriadas entre doadores e receptores em vários países.

Fonte: Haaretz/Revista Bras.il