Israel enviará astronauta ao espaço

Israel anunciou que enviará seu segundo astronauta ao espaço em 2021: Eytan Stibbe, um ex-piloto de aviões caça, deve decolar no final do ano para uma missão de 200 horas na Estação Espacial Internacional.

“Este é um dia de alegria nacional e de grande orgulho”, afirmou o presidente Reuven Rivlin. “Um piloto israelense com uma bandeira azul e branca bordada no ombro provará mais uma vez, como mostramos aqui há 72 anos, que nem o céu é nosso limite”.

O objetivo é testar tecnologias israelenses e desenvolvimentos científicos por pesquisadores e startups.

Durante a coletiva de imprensa, Rivlin se dirigiu a Stibbe e destacou a importância de do papel que sua missão desempenhará para incentivar as futuras gerações a se dedicar à ciência e à tecnologia.

“Você vai conduzir uma série de experimentos em tecnologias israelenses, alguns dos quais foram desenvolvidos por meninos e meninas israelenses. Será o mensageiro dessas mentes brilhantes, de gerações atuais e futuras que se dedicarão à pesquisa israelense”.

“Esta missão ao espaço, para a ciência e a pesquisa, em nome da busca incessante da humanidade por conhecimento, por descoberta, por compreensão, está sendo lançada em um momento em que a humanidade está enfrentando um de seus maiores desafios. É uma crise que nossa geração não conheceu. Por causa do vírus, percebemos quantos grandes conceitos – como ciência, medicina e pesquisa – podem abalar nossas vidas fundamentalmente”.

E continuou: “Percebemos o quanto não sabemos, não apenas sobre planetas distantes e galáxias infinitamente grandes, mas até aqui em nosso próprio pequeno planeta. Lidando com esse vírus microscópico e minúsculo, no esforço de encontrar uma vacina, devemos trabalhar juntos, cientistas de diferentes países e povos. Esse é o poder da ciência. Isso nos lembra que somos parte de algo muito maior, que fala ao espírito humano e que está dentro de todos nós”.

Rivlin disse que Stibbe será “o representante de Israel no esforço humano para compreender o mecanismo milagroso que permite a vida neste globo e para desvendar os segredos do universo”.

“Vá em paz e volte em paz”, disse o presidente a Stibbe.