Israel fortalece a revolução da energia limpa

À medida que as mudanças climáticas estimulam os países a se afastarem dos combustíveis fósseis e adotarem a energia limpa, a inovação tecnológica está desempenhando um papel vital na viabilização da transição – e com seu robusto ecossistema de inovação, Israel é uma parte crítica da revolução energética.

Das inovações de ponta que ajudaram a reduzir drasticamente o custo da energia solar a soluções inteligentes para ajudar as empresas a reduzir seu consumo de energia, Israel está aproveitando seu know-how tecnológico para alimentar um futuro mais sustentável para o planeta. De acordo com o Instituto de Exportação e Cooperação Internacional de Israel, o setor de água, energia renovável e meio ambiente de Israel inclui nada menos que 800 empresas e aproximadamente 200 startups. E com um valioso apoio à P&D por meio de iniciativas como o Centro de Tecnologia de Energia Renovável da Autoridade de Inovação de Israel, os setores público e privado estão comprometidos em nutrir esse crescente ecossistema.

Abaixo, algumas das empresas que estão colocando a inovação energética israelense no mapa:

• Fundada em 2006, a SolarEdge desenvolveu um sistema de inversor otimizado por corrente contínua (CC) para aumentar a produção de energia solar e reduzir o custo da energia produzida. A empresa comercializada pela NASDAQ emprega 2.300 pessoas em todo o mundo e implantou mais de 1,25 milhão de sistemas monitorados em mais de 130 países em todo o mundo.

• A plataforma baseada em nuvem da SmartGreen utiliza algoritmos de machine learning, análise de dados e tecnologia de IoT para monitorar e otimizar o uso de energia das instalações comerciais e industriais. Fundada em 2013, a empresa trabalha com clientes como o McDonald’s Israel, Electra Ltd. e HP, ajudando as empresas a economizar 25% em custos de energia.

• O StoreDot visa ajudar a acelerar a revolução dos veículos elétricos com sua tecnologia de bateria de carregamento com velocidade ultra-alta. As baterias flash StoreDot podem ser carregadas em apenas cinco minutos, em comparação com 45 minutos a várias horas com baterias convencionais. Desde sua fundação em 2012, a empresa garantiu financiamento de investidores importantes, incluindo Samsung, Mercedes Benz, BP e Daimler. A StoreDot pretende começar a fabricar suas baterias nos Estados Unidos até 2022.

O compromisso de Israel com a inovação de energia limpa também se reflete no plano para 2030 do Ministério da Energia, que exige que todos os novos veículos do país sejam movidos a eletricidade e a GNV e pela eliminação de eletricidade movida a carvão, com gás natural e renováveis sendo responsáveis por toda a produção de eletricidade na próxima década.