Israel terá rua que vai recarregar veículos elétricos

Israel terá a primeira via pública capaz de recarregar veículos por indução. Basta passar sobre o asfalto imantado e o sistema fornece eletricidade às baterias sem uso de fios.

Tel Aviv será a primeira cidade que receberá a tecnologia, criada em parceria com a startup israelense ElectReon Wireless. Um trecho de 600 metros vai conectar o campus universitário ao terminal ferroviário da cidade, servindo de teste para os ônibus da rede pública. Como não precisarão parar para recarregar, esses veículos poderão usar baterias menores e oferecer mais espaço a bordo.

O sistema desenvolvido pela ElectReon é aparentemente simples. A empresa instala bobinas de cobre sob o asfalto e os módulos ficam conectados à rede elétrica. A transmissão da energia é feita por indução magnética a partir de receptores instalados no assoalho dos veículos, que se recarregam em movimento. Segundo as autoridades locais, os primeiros testes terão início nas próximas semanas.

“Estamos trabalhando constantemente para reduzir a poluição do ar na cidade, e o nosso plano de ação estratégica colocou a luta contra a poluição no topo da agenda ambiental”, afirmou Ron Huldai, prefeito de Tel Aviv. “Se o piloto for bem-sucedido, avaliaremos com o Ministério dos Transportes a expansão para outras localidades”.