Israel vai receber 400 etíopes

Um primeiro avião com cerca de 40 membros da comunidade Falash Mura pousará nos próximos dias em Israel, como parte de um programa que levará 400 etíopes ao país. Eles são judeus etíopes cujos ancestrais se converteram ao cristianismo, muitas vezes sob coação, gerações atrás. Existem aproximadamente 8.000 membros da comunidade na Etiópia com parentes próximos morando em Israel e que esperam emigrar para o Estado judeu.

Enquanto os imigrantes judeus etíopes da comunidade Beta Israel são reconhecidos como totalmente judeus, os imigrantes da Etiópia pertencentes à comunidade menor de Falash Mura precisam passar pela conversão ortodoxa após a imigração.Como o Ministério do Interior não considera os Falash Mura judeus, eles não podem imigrar sob a Lei do Retorno e, portanto, devem obter permissão especial do governo para se mudarem para Israel.

Cerca de 140.000 judeus etíopes vivem hoje em Israel. Cerca de 22.000 foram transportados de avião para Israel durante a Operação Moisés, em 1984, e a Operação Salomão, em 1991.