Israelenses são os que têm visão mais negativa da ONU

Pesquisa realizada pelo Pew Research Center com 34.904 entrevistados em 32 países revelou que os israelenses são os que têm imagem mais negativa da ONU: 65% deles vêem a ONU de forma negativa – um número muito maior do que em qualquer um dos outros 31 países pesquisados. O segundo país com essa visão desfavorável da ONU foi a Rússia, com 43%. Em terceiro lugar vem a Tunísia, com 40% de reprovação; em seguida a Grécia com 36.

A avaliação dos israelenses se explica por sistemáticas posições anti-Israel adotadas pela organização. Um ponto específico é o chamado item 7 da agenda do Conselho de Direitos Humanos da ONU, um elemento da programação do conselho dedicado exclusivamente a resoluções que condenam Israel pelo conflito com os palestinos. Israel é o único país com um item fixo na agenda da ONU. No ano passado, os EUA deixaram o conselho, citando um viés crônico contra o Estado judeu. E este ano Israel e os EUA deixaram a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO), acusando-a de ter sido “corrompida e manipulada pelos inimigos de Israel” e de manter permanentemente um viés contra o Estado judeu.

A pesquisa registrou uma média de aprovação de 62% da ONU, contra 25% de reprovação. As classificações mais altas vieram das Filipinas (86%), Coreia do Sul (82%), Suécia (80%) e Polônia (78%). Nos EUA, 59% consideraram a organização positiva e 33% negativa. A empresa observou que os democratas têm uma visão muito mais positiva do que os republicanos, com 77% de aprovação dos primeiros e apenas 36% dos últimos.