Israelenses vencem competição internacional

Bibliotecários israelenses venceram uma competição internacional ao produzirem 4.700 edições nas páginas da Wikipedia em um período de três semanas.

A campanha, conhecida nas mídias sociais como #1Lib1Ref (“One Librarian, One Reference”) desafiava os bibliotecários de todo o mundo para atualizem as páginas da Wikipedia com referências válidas e criassem novas postagens, em um esforço para espalhar a conscientização e combater informações imprecisas online.

Os editores de língua hebraica foram os mais ativos; os bibliotecários sérvios ficaram em segundo lugar, com 4.100 edições, e o terceiro lugar foi dos franceses com 2.750. O idioma inglês ficou em quarto lugar, com 2.050 edições online.

Realizado semestralmente, o #1Lib1Ref é organizado pela Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e pela Wikipedia Library, um centro de pesquisa administrado por uma equipe de funcionários da Wikimedia Foundation e voluntários de todo o mundo. Seu objetivo é tornar o acesso às informações “gratuito, fácil, colaborativo e eficiente”. O concurso deste ano teve contribuições em mais de 60 idiomas.