Joias israelenses incluem Tanach em formato de nanochip

Magali e Aviva Moldawsky, mãe e filha, proprietárias da joalheria Tanaor lançaram uma nova joia com a bíblia em formato de nanochip.

As Escrituras Hebraicas – o Tanach – consistem em 24 livros com 929 capítulos e 1,2 milhão de caracteres. A história toda entra em um livro, mas agora também em um pequeno chip de silicone incorporado em anéis, pulseiras, colares e acessórios.

Magali Moldawsky leu sobre um chip de silício do tamanho de um grão de arroz que continha o texto completo da Bíblia e foi projetado por cientistas do Instituto de Tecnologia Technion como um presente do ex-presidente israelense Shimon Peres ao Papa Bento XVI em 2009.

Imediatamente pensou em como essa inovação poderia tomar forma na indústria joalheira e assim mãe e filha passaram a trabalhar com cientistas do Centro de Nanociência e Nanotecnologia da Universidade de Tel Aviv para desenvolver um chip bíblico que poderia ser produzido em massa para as peças que projetariam em joias.

“Minha filha queria fazer algo que combinasse o antigo com o novo, a Bíblia e a tecnologia mais recente, para que qualquer pessoa pudesse mostrar suas raízes e tradição em uma única joia”, explicou Aviva Moldawsky.

Daí nasceram as nanojóias bíblicas Tanaor. O nome é um acrônimo para Tanach (Bíblia, em hebraico), nano e or (luz, em hebraico).

Cada peça vendida contém um certificado de autenticidade atestando que o chip foi inspecionado e contém o texto bíblico completo.

“Nossa visão é aproximar as pessoas por meio de nossas joias. Não importa qual seja a religião, isso nos lembra que temos as mesmas raízes, história e valores. E pessoas de diferentes países que usam o Tanaor agora têm um link que os conecta”, disse Magali.

As Moldawsky se uniram ao mentalista israelense Lior Suchard para criar uma coleção com o seu nome. O ator Michael Douglas usa algumas dessas joias.

“As celebridades têm de tudo, mas não é uma questão de dinheiro ou prestígio. Tem um significado mais espiritual”, concluiu a filha de Moldawsky.

Entre os clientes cristãos, um item favorito é o colar Blessing, uma pequena garrafa que pode ser enchida com a terra de Israel ou com água do rio Jordão.

Curiosidade: a família Moldawsky doa 10% dos lucros para famílias necessitadas e pesquisas médicas, incluindo avanços para o câncer em Israel.