Kleztival 2020 – 11a. edição do Festival Internacional de Música Judaica será virtual

A 11ª edição do Kleztival, “Festival Internacional de Música Judaica”, acontecerá de 17 a 25 de outubro com uma extensa programação de apresentações e concertos musicais, workshops, palestras e master classes para músicos, profissionais, amadores e estudantes de música.

Durante nove dias, o Kleztival, que nesse ano será totalmente online, receberá músicos, cantores e instrumentistas de diversos países, que vão se unir a artistas brasileiros numa troca de conhecimentos, sonoridades e aprendizado recíproco, fazendo apresentações musicais de altíssima qualidade.

A direção artística e musical é do trompetista norte-americano Frank London, um dos criadores do longevo grupo The Klezmatics, agraciado com o Prêmio Grammy pelo disco Wonder Wheel, e a cantora, compositora e produtora cultural paulistana Nicole Borger, diretora executiva do IMJ Brasil.

Este ano a programação será incrementada com uma atração paralela – o Bubbe Awards. “Escolhemos esse título, por nos parecer divertida a ideia de um prêmio tipo o Grammy para a música judaica. A palavra Bubbe em Yiddish significa vovó. Da palavra Grammy fomos para Granny, e dessa para Bubbe foi automático. Assim nasceu a ideia de incentivar a produção de novo repertório de canções e temas instrumentais judaicos originais”, explicou Nicole Borger.

Superando as expectativas, a ideia foi tão bem-sucedida que a atração recebeu 135 inscrições de 22 países diferentes, da Austrália à África do Sul, de Israel à Europa, da Argentina à América do Norte.

Um grupo de jurados de diversos países e de renome internacional selecionará 30 finalistas em três categorias: canção, tema instrumental e video clip. Os finalistas serão apresentados em três noites a partir de 17 de outubro. Após a votação do júri popular, eles serão apresentados e premiados.

www.imjbrasil.com.br