Lançamento do livro e bate-papo sobre “Dicionário dos refugiados do nazifascismo no Brasil”

Evento ocorrerá no dia 20 de junho, às 17h, de forma gratuita, no canal do Midrash no YouTube. Haverá a participação de:

Israel Beloch, presidente da Casa Stefan Zweig
Fábio Koifman, historiador / UFRRJ / CSZ
Kristina Michahelles, diretora-executiva da CSZ

A mediação será da jornalista e crítica de cinema Susana Schild.

Sinopse: Eram músicos, escritores, pintores, atores, cientistas, matemáticos, arquitetos, médicos, fotógrafos, dançarinos, empresários e até palhaços de circo, policiais e técnicos de futebol. Todos refugiados e refugiadas do nazifascismo, que buscaram salvação a partir de 1933. São relembrados em 300 biografias ilustradas, representando os milhares de fugitivos que fizeram ou refizeram a vida e a carreira em nosso país e tanto contribuíram para a sociedade brasileira.

Cada trajetória, uma epopeia, desde o nascimento e a formação no Velho Mundo, os terríveis perigos e sofrimentos enfrentados com a chegada do nazismo, as lutas e peripécias para conseguir escapar, obter vistos e embarcar rumo à liberdade. É uma publicação da Casa Stefan Zweig, sediada em Petrópolis e voltada para a divulgação e o estudo da obra do grande escritor austríaco aqui falecido e do papel dos refugiados que, como ele, escaparam do totalitarismo.