Mais de 30 países vão participar do “Dia Europeu da Cultura Judaica”

Roma, a comunidade judaica mais antiga da Diáspora, vai ser a cidade líder da “21ª edição do Dia Europeu da Cultura Judaica”, marcada para o dia 06 de setembro.

O evento de 2020 terá como foco o tema “Jornadas Judaicas”. Trinta e dois países europeus participarão da iniciativa. Na Itália, os eventos serão realizados em mais de 90 cidades e vilas em 16 regiões.

Este ano, muitos dos eventos serão organizados online: roteiros virtuais em sinagogas, museus e bairros judeus, apresentações, palestras e mesas redondas permitirão aos participantes aprender mais sobre a vida e as tradições de uma minoria que está na Itália há mais de 2.000 anos, partindo do grande patrimônio histórico e cultural da Comunidade de Roma. Serão realizadas transmissões ao vivo, exibições e eventos em streaming também nas redes sociais, principalmente no Facebook e Instagram.

O tema escolhido para a edição de 2020 é um convite aberto para explorar os itinerários históricos, artísticos, arqueológicos e culturais judaicos italianos, entre os mais fascinantes do mundo, de grandes comunidades a pequenos centros onde não há mais uma presença judaica estruturada, mas onde existem locais de grande interesse.

Segundo Noemi Di Segni, presidente da União das Comunidades Judaicas Italianas, “será uma oportunidade de experimentar uma forma diferente de criar e desfrutar da cultura, levando-nos a refinar e implementar novos recursos e novas possibilidades”. O desafio é chamar a atenção para um “judaísmo vivo que quer se abrir e dar a sua contribuição à sociedade e que esperamos represente um momento de alegria e uma luz de esperança para todo o país, neste momento difícil”.