Máquina de empresa israelense cria água a partir do ar

Imagine se você pudesse saciar sua sede com o ar que te rodeia. Isso pode soar como um filme de ficção científica, mas já é uma realidade. A nova tecnologia, desenvolvida pela empresa israelense Watergen funciona através de um gerador de água atmosférica que absorve o ar ambiente através de um filtro e o resfria até seu ponto de orvalho, extraindo água através da condensação. A água é então purificada, mineralizada e está pronta e segura para beber.

O gerador de média escala GEN-350 da Watergen pode produzir uma média de 600 litros de água potável por dia. Ele vem com um reservatório embutido e um sistema de tratamento de água. Mas uma unidade de grande escala pode extrair até 5000 litros por dia. Ela é projetada para fornecer água para aproximadamente 2500 pessoas por dia, e pode ser instalada em um telhado e conectada diretamente à rede de água do edifício.

Um pequeno gerador, GENNY, pode fornecer água potável para residências e escritórios, e gera de 25 a 30 litros por dia. As máquinas só precisam de infraestrutura elétrica para operar e podem ser instaladas em qualquer lugar. A Watergen quer levar sua tecnologia ainda mais longe: os cientistas já desenvolveram a tecnologia que implementa a tecnologia de núcleo Watergen dentro de carros, ônibus, trens e todos os tipos de transporte. O veículo em movimento irá gerar a energia para o gerador de água atmosférica, para fornecer água potável em qualquer lugar, a qualquer hora. O gerador já está em uso em vários lugares, como Índia, Estados Unidos, América Latina, China, Rússia e vários países africanos. Também está sendo listado como um dos pioneiros da tecnologia de 2018 pelo Fórum Econômico Mundial.