Médicos israelenses criam osso a partir da gordura do paciente



Uma pessoa em média tem dois ossos quebrados em sua vida, o que pode ser causado por uma variedade de causas, de artrite, osteoporose, acidentes e efeitos colaterais de medicamentos. Portanto, não é surpresa que tentar curar ossos quebrados seja tão antigo quanto o próprio remédio.

Mas enquanto o reparo ósseo com enxertos ósseos autólogos ou sintéticos é comum, essas soluções podem não ser as mais apropriadas. É aí que entra a empresa israelense BioGroup, uma empresa de biotecnologia, com um procedimento revolucionário que pode produzir novos ossos a partir da gordura de uma pessoa. A empresa acaba de receber aprovação para transplantar um implante ósseo in vitro desenvolvido em humanos e vai realizar o primeiro transplante de medula óssea. “Cortar o osso de uma parte do corpo e colocá-lo em outro lugar é um procedimento doloroso e caro”, afirma Shai Meretzki, CEO da Bono Biogroup. Além disso, ele diz que às vezes é impossível enxertar a quantidade de osso necessária. Então pensamos: “Por que não fazer crescer novos ossos usando as células dos pacientes?”

Esta tecnologia pioneira faz crescer e regenerar o enxerto ósseo a partir de células adiposas. um enxerto ósseo do próprio DNA de uma pessoa. Para construir o novo osso, o BioGroup Bônus recebe amostras do tecido adiposo do paciente que é removido por meio de lipoaspiração, juntamente com uma tomografia computadorizada do osso danificado. A equipe constrói um andaime feito de um material esponjoso biodegradável, em que uma osso vivo pode crescer, um procedimento que leva cerca de um mês. Localizada em Haifa, Israel, a instalação do Bonus BioGroup contém uma equipe de trinta biólogos, químicos e engenheiros.