Museu do Holocausto do Porto recebe 10 mil visitantes no primeiro mês após a abertura

O Museu do Holocausto do Porto recebeu mais de 10 mil visitantes no primeiro mês de funcionamento, o que corresponde a uma média de 300 visitantes por dia.

Jacob Levi, membro da Comunidade Judaica do Porto explica: “O visitante típico é o adolescente e o cidadão comum. Há sempre longas filas de pessoas que aguardam diariamente para entrar, devido a limitação de número de visitantes por vez. É interessante registar que já houve taxistas que decidiram visitar o Museu depois de terem trazido vários interessados”.

Já Gabriela Cantergi, membro da Direção da Comunidade, sublinha que “o Museu do Holocausto foi concebido para fazer parte de um projeto inter-religioso, filantrópico e de combate ao antissemitismo que envolve cursos para professores, filmes sobre a história dos judeus em Portugal e visitas ao Museu Judaico e à Sinagoga”.

No Museu do Holocausto do Porto costumam estar também membros da Comunidade Judaica do Porto, incluindo filhos de sobreviventes do Holocausto, que conversam com os visitantes, a exemplo de Josef Lassmann, cuja mãe esteve em Auschwitz, enquanto o pai que perdeu toda a família no Holocausto.

“A maioria dos visitantes não tem noção do que aconteceu durante o Holocausto. Quando eles percorrem o Museu e descobrem que podem falar diretamente com um filho de sobreviventes do Holocausto, esse é sempre o momento mais emocionante da visita. São conversas longas, interessadas, muito emocionantes para os visitantes e para mim próprio”, explica Josef Lassmann.