Museu Judaico de SP deve abrir as portas em 2020

O Museu Judaico de São Paulo ficará na rua Martinho Prado, no Centro. Além de contar a história judaica, o local vai apresentar detalhes originais restaurados da sinagoga Beth-El, que ocupou o espaço por 72 anos. “Queremos que as pessoas saibam o que é ser judeu e o que é o judaísmo”, explica a diretora Tânia Plaper Trandach.

Serão quatro andares, cada um com 400 m2 de área. O primeiro fica no nível da rua e outros três para baixo. No térreo haverá a sala de reza, onde está o altar original da antiga sinagoga e alguns bancos. Neles, haverá tablets nos quais as pessoas poderão fazer perguntas e conhecer mais sobre a religião. Esse salão também terá expositores que contarão como são os costumes das festas judaicas, além de projeções no teto da cúpula.

No primeiro subsolo, será exposta a história dos judeus no Brasil, desde a sua chegada ao país até os dias de hoje. O segundo subsolo será o abrigo das exposições temporárias e o último terá uma sala educativa para as crianças das escolas públicas praticarem atividades após a visita guiada.