O mais novo aeroporto de Israel é uma miragem futurista no deserto



O novo aeroporto de Israel – batizado em homenagem ao astronauta israelense Ilan Ramon (que morreu no desastre do Ônibus Espacial Columbia em 2003) e seu filho Asaf, piloto da Força Aérea israelense (que morreu durante um exercício de treinamento) – custou US$ 473,5 milhões. São esperados 4,25 milhões de passageiros anualmente.

Ele está localizado ao norte de Eilat, próximo das fronteiras da Jordânia, Egito e Arábia Saudita. O que torna este aeroporto tão diferente da maioria dos outros no mundo não é apenas a sua localização, mas também o fato de que grande parte da infraestrutura técnica foi enterrada no subsolo. O manuseio de bagagens, os processos de segurança e outras operações técnicas estão localizados a dezenas de metros do chão. Isso permite que grande parte do trabalho logístico seja feito no subsolo, abrindo o nível do solo para fornecer vistas ininterruptas da dramática extensão do deserto ao redor.

Como grande parte do projeto de um aeroporto é implementado para o benefício dos passageiros, os arquitetos inventaram uma maneira de trazer luz solar natural sem superaquecer os interiores do sol do deserto. Além disso, a equipe ergueu o revestimento exterior no topo do edifício em cerca de 15 a 20 centímetros para criar um espaço que permitisse que o ar se movesse mais livremente sobre a estrutura e a esfriasse.

Fonte original: acesse