O teatro ídiche inova com transmissões online

“Este é um anúncio da Rede de Radiodifusão Ídiche de Emergência. Se você está lendo isso em qualquer lugar do planeta Terra, é provável que esteja em casa, talvez até um pouco entediado. Aquele Covid-19 sujo e podre fechou tudo – até o National Yiddish Theatre Folksbiene (NYTF) de Nova York, que não perde uma temporada desde 1915. E o mundo viu muito tsuris (problemas) nesse curto espaço de tempo”.

Com essa mensagem, o diretor artístico da NYTF, Zalmen Mlotek, está se esforçando para levar o entretenimento do teatro ídiche para o público. E considerando os sucessos com o “Violinista no Telhado”, “Hannah Senesh” e “A Feiticeira”, o diretor acredita que não é hora de parar…

Assim, e com grande entusiasmo, a equipe montou uma lista de programação para sair gratuitamente na página do teatro no Facebook. Os membros da equipe farão apresentações diretamente de suas próprias salas, oferecendo aos espectadores a oportunidade de ver algo que não sejam notícias.

Mlotek explica: “a ideia foi da nossa encarregada de mídia social, Giacinta Pace, que também atua como gerente da casa. Ela tem contato direto com muitos de nossos clientes. E ela percebeu que, como todos nós estamos contatando nossos membros idosos da família, deveríamos estar contatando nossos clientes idosos. Não que todos os nossos clientes sejam idosos, mas uma porcentagem considerável tem mais de 65 anos, inclusive eu. Começamos a fazer ligações para entrar em contato e percebemos que poderíamos dar um passo adiante.Entramos em contato com nossos artistas para ver se eles estavam dispostos a fazer breves apresentações a partir de suas casas, para compartilhar com o público que está isolado, assim como nós. A resposta foi surpreendente. Tudo é oferecido de graça. Este é um gesto para nosso público”.