Pela primeira vez, árabe é nomeada vice-presidente da Universidade de Jerusalém

O Conselho de Diretores da Universidade Hebraica de Jerusalém anunciou que a professora Mona Khoury-Kassabri foi eleita vice-presidente de Estratégia e Diversidade da instituição de ensino.

Como parte de sua nova função, Khoury-Kassabri será responsável por ampliar as fileiras da equipe acadêmica e do corpo discente da universidade com membros de comunidades sub-representadas na academia, incluindo judeus haredi, árabes, etíopes e pessoas com deficiência. Além disso, Khoury-Kassabri será encarregada de implementar as prioridades estratégicas da universidade, entre elas aumentar o a presença social, econômica e ambiental da universidade e empreender esforços interdisciplinares entre os seis campos da instituição.

Esta é a primeira vez na história da Universidade Hebraica que um membro da comunidade árabe é nomeado para a função de vice-presidente. É também a primeira vez que uma universidade israelense cria uma função para fortalecer a diversidade e a inclusão.

“Estou profundamente honrada em ser a primeira árabe e mulher a servir como vice-presidente da Universidade Hebraica. Estou confiante de que minha experiência em sala de aula e em cargos seniores na universidade me ajudarão na promoção dos objetivos estratégicos e valores inclusivos desta grande instituição”, disse Khoury-Kassabri. Atualmente, Khoury-Kassabri atua como reitora da Faculdade Paul Baerwald de Serviço Social e Bem-Estar Social da universidade e ocupará o cargo até o final do ano letivo de 2021.

“O multiculturalismo e a diversidade estão no centro da Universidade Hebraica”, acrescentou o professor Cohen, em apoio à nomeação de Khoury-Kassabri. “Por isso, decidimos criar formalmente um cargo sênior na universidade que terá como foco a implementação desses princípios e a estratégia para chegar lá. A professora Khoury-Kassabri é a candidata ideal. Ela defende a diversidade sem comprometer a integridade acadêmica ou profissionalismo”.