Pesquisa revela: 84% dos judeus franceses de 18 a 24 anos foram vítimas de atos antissemitas

Uma pesquisa recém-divulgada pelo jornal Aujourd’hui en France revelou que 84% dos judeus franceses com idades entre 18 e 24 já foram vítimas de atos antissemitas. E mais: ao menos 34% dos judeus franceses, que formam 8% da população do país, afirmam se sentirem ameaçados no dia a dia por causa de sua convicção religiosa.

A maior autoridade judaica no país, o rabino Haim Korsia, denunciou que a intimidação e as agressões contra crianças e adolescentes começam desde a mais tenra idade na escola, sem que as autoridades francesas consigam colocar um limite à violência e à discriminação. De acordo com a sondagem, 70% dos judeus franceses já foram vítimas de pelo menos um ato antissemita ao longo da vida. Dois terços deles (64%) já foram alvo de ofensas, xingamentos ou bullying.

O número de agressões físicas, como socos e empurrões, chega a 39% entre os jovens da faixa etária de 18 a 24 anos. Eles convivem com uma angústia permanente quando saem às ruas. Segundo o jornal francês, a estigmatização também afeta o mercado de trabalho. Para não serem identificados nas empresas, uma parcela dos judeus franceses desistiu de se ausentar do trabalho nos dias em que a comunidade comemora as principais datas do calendário judaico, como Yom Kipur, Rosh Hashaná e Pessach.