Pesquisadores israelenses: vacina contra o coronavírus será testada em humanos em julho

Cientistas do MigVax, em Israel,vão analisar a segurança e a eficácia em roedores em maio, antes de iniciar testes em humanos em julho. A empresa está trabalhando para adaptar uma vacina desenvolvida nos últimos quatro anos contra o vírus da bronquite infecciosa (IBV) – uma cepa de coronavírus que causa doença brônquica em aves domésticas – para uso humano.

Os testes clínicos vão durar de seis a nove meses. De acordo com o diretor da Migvax, Itamar Shalit, “as pessoas pensam que basta testá-las e colocá-las em prática. Mas vamos precisar de muito mais que uma vacina. A fabricação da quantidade necessária para todo o mundo exigirá diferentes tipos de vacina”.

Os pesquisadores da MigVax querem adaptar a vacina para o coronavírus aviário em uma nova vacina humana de subunidade oral contra a Covid-19, com base em sua grande similaridade genética e mecanismo de infecção idêntico. Exceto por alguns ajustes genéticos necessários, os pesquisadores dizem que os mesmos conceitos de vacinação devem ser aplicados em seres humanos.

“É muito importante entender que, para suprimir o coronavírus e voltar à nossa vida normal, temos que investir em uma vacina que seja eficaz”, afirmou Shalit. “Quando tivermos uma vacina eficaz, será a hora de sair dessa situação de pandemia e voltar à vida normal”.

Feito com fermentação bacteriana, o MigVax diz que será possível fabricar milhões de doses da vacina de maneira rápida e econômica. Como a vacina não inclui o próprio vírus e apresenta menos chances de efeitos colaterais, os pesquisadores dizem que será seguro usá-la, inclusive, em pessoas com baixa imunidade.

“Após os testes clínicos, o MigVax avaliará os próximos passos com as autoridades reguladoras. Bilhões de doses da vacina serão necessárias em todo o mundo para lidar adequadamente com a epidemia de coronavírus. Múltiplas fontes de vacinas e fabricação serão necessárias”.

Depois de ter anunciado planos de procurar parceiros para ajudar na conclusão e comercialização da vacina, a MigVax informou que conseguiu um investimento de US$ 12 milhões para acelerar seus esforços de desenvolvimento. “Estamos honrados com a oportunidade de investir nesta empresa, que significa muito para muitas pessoas”, destacou Jon Medved, CEO da OurCrowd. “A corrida pela vacina contra a Covid-19 é sobre salvar inúmeras vidas, e somos gratos por poder apoiar esse importante esforço”.

One thought on “Pesquisadores israelenses: vacina contra o coronavírus será testada em humanos em julho

  • 25/04/2020 em 02:16
    Permalink

    Parabenizo a iniciativa pelo bem da humanidade.

Fechado para comentários.