Quase 25% dos jovens norte-americanos acredita que o Holocausto é exagerado

Quase um quarto dos norte-americanos entre 18 e 39 anos acredita que o Holocausto é um mito, ou que os números de vítimas são exagerados. Mais de 10% não têm conhecimento desse evento histórico, e uma percentagem próxima acha que foram os judeus que o provocaram. Negações do Holocausto já foram feitas por metade das pessoas dessa geração nas suas redes sociais online, onde também têm sido encontrados com frequência símbolos nazistas.

Estas são algumas conclusões de uma pesquisa encomendada por um grupo que trata de reclamações contra a Alemanha por causa do Holocausto. Aplicada em todos os estados norte-americanos, incluía perguntas tais como se os entrevistados tinham conhecimento do Holocausto, se recordavam o nome de um campo de extermínio ou concentração ou de um gueto, e se sabiam o número de judeus mortos no Holocausto.

Quanto a esta última questão, 63% dos entrevistados não sabiam que 6 milhões de judeus morreram no Holocausto. Só 44% identificaram Auschwitz, e para os outros campos as percentagens caíram bastante. O estado onde menos norte-americanos dessa geração conseguiram responder positivamente às três questões foi o Arkansas (17%), e o seu oposto foi o Wisconsin (42%). Foram 200 entrevistados em cada estado e outros mil a nível nacional.