Robô de Israel pode realizar 2.800 testes diários de Covid-19

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Yaskawa Electric em Israel, braço israelense da gigante japonesa Yaskawa Europe Technology, concluiu o desenvolvimento de um sistema robótico que é capaz de realizar cerca de 2.800 testes do Covid-19 por dia.

O dispositivo, que já foi instalado no principal laboratório de testes Covid-19 das Forças de Defesa de Israel, se destina a substituir os examinadores, ser mais rápido e evitar erros humanos.

“Os novos robôs de inspeção podem aumentar significativamente a velocidade do teste”, explica Arik Dan, presidente e CEO da Yaskawa Europe Technology. Isso pode se tornar um ponto de inflexão para o gerenciamento da inspeção de uma pandemia, à medida que o número de amostras de teste aumenta, as decisões nacionais podem ser tomadas com mais facilidade e, em última análise, a cadeia de infecção pode ser interrompida. Além disso, o sistema minimizará o risco de os trabalhadores do laboratório serem infectados pelo coronavírus. O sistema robótico Corona tem grande potencial comercial para organizações de saúde em todo o mundo”.