Sobrevivente do Holocausto: “O que eu passei eu não desejo a um inimigo”

Aos 94 anos, o polonês Saul Dreier, que sobreviveu ao Holocausto, se apresentou no show beneficente da organização Tenyad, no auditório do Anhembi/SP. Pela primeira vez no Brasil, ele relatou sua história para o público: “eu tenho quatro filhos, nove netos, dois bisnetos. Sobrevivi a três campos de concentração e, há cinco anos, fundei a “Holocaust Survivor Band”, e toco ao redor do mundo”.

No repertório, a maior parte das músicas era em hebraico. Outras tinham um toque latino. O público, que lotou o auditório – com capacidade para cerca de 800 pessoas – se empolgou. Ao final da apresentação, as crianças subiram ao palco, cantaram e dançaram.

Saul destacou: “Nos últimos anos, o antissemitismo tem começado a reviver. É um câncer e eu quero acabar com isso. Eu toco música, eu entretenho as pessoas, mas agora, ultimamente, mas o antissemitismo é a minha prioridade”, afirma. “Eu quero me certificar de que judeus ao redor do mundo não passem pelo que eu passei. Eu passei por uma guerra de cinco anos – o que eu passei eu não desejo a um inimigo. Nunca mais”.