Tecnologia israelense restaura o sentido do toque

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv desenvolveram um sensor que pode ser implantado em qualquer lugar do corpo que se conecta a um outro nervo e restaura o sentido do tato.

O dispositivo, que não precisa de fonte de alimentação externa, consiste em duas placas minúsculas de menos de meio centímetro por meio centímetro. Quando elas entram em contato umas com as outras, liberam uma carga elétrica que é transmitida ao nervo saudável.

Por exemplo: se um dedo ferido tocar em algo, o contato libera a tensão correspondente à pressão aplicada ao dispositivo, como em um sentido normal do tato.

O sensor é feito de material biocompatível e seguro para uso no corpo humano. Não requer manutenção, a implementação é simples e não é visível externamente.

“Testamos nosso dispositivo em animais e os resultados foram muito encorajadores”, afirmou Ben Maoz, do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Tel Aviv. “Em um próximo estágio, ele implantado nos dedos de pessoas que perderam a capacidade de sentir o toque. O sensor pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas”.