Um feito extraordinário! Gabriela Orenbuch Gomes e Daniel Halfim Dal Prá do Eliezer Max conquistam o 3º lugar na FECTI

Um feito extraordinário! Os alunos Gabriela Orenbuch Gomes e Daniel Halfim Dal Prá do Ensino Médio do Eliezer Max e o professor Willian de Abreu conquistaram o 3º lugar na FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, na categoria Interdisciplinar. O projeto premiado foi o “M.E².L – Medidor de Energia Elétrica Legalzão”, desenvolvido nas aulas de Iniciação Científica.

Entenda a importância desta conquista nos relatos de Eduardo Sperandio, coordenador do Ensino Médio, e do professor Willian.

“A FECTI – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro é a principal feira de ciências do estado. Essa foi a décima terceira edição da feira, que é organizado pela Fundação Cecierj. Para participar existem dois caminhos: ser campeão de alguma das feiras municipais (que são chamadas FEMUCTIS) ou aplicar diretamente o projeto. Ou seja, conseguir uma vaga para a FECTI diretamente, sem ganhar uma FEMUCTI, já é uma conquista enorme.
Uma vez selecionados para essa feira, nós disputamos com projetos que já foram campeões em suas cidades. Isso quer dizer que os alunos participantes já possuíam experiência tanto no desenvolvimento de projetos, quanto na apresentação em feiras, que é um item fundamental na avaliação.
É simplesmente uma honra extrema estar na lista dos premiados mediante tantos trabalhos de excelência, organizados por instituições tão tradicionais em Feiras de Ciência. Eu diria que representa um marco para qualquer instituição. É um feito extraordinário!
Muitos dos avaliadores que passaram por nosso trabalho não conheciam nossa escola. Agora eles conhecem! Colocamos o nosso nome em um seleto hall de premiados na FECTI. Somos a única instituição privada premiada no Ensino Médio. Esse fato por si só demonstra a dimensão da conquista. Gabriela e Daniel trabalharam intensamente esse ano. São muito merecedores desse prêmio”.
Willian de Abreu, professor de Física e orientador da Atividade “Iniciação Científica” no Eliezer Max.

“A Iniciação Científica é um sonho antigo do Eliezer Max. Acreditamos que este projeto seja um importante espaço para o desenvolvimento da autonomia do aluno. É também uma grande oportunidade para aguçar a criatividade, a curiosidade e o desejo de protagonismo, permitindo ao jovem a autoria no seu projeto pessoal de desenvolvimento intelectual e social. A IC é o espaço ideal para uma imersão no mundo das tecnologias, promove o letramento nesta linguagem e empodera o aluno com conhecimentos de ponta.
Para o ano de 2020 a Iniciação Científica será incorporada na grade curricular, sendo uma das opções de Itinerários Formativos oferecidos para as turmas de nono ano e primeira série de Ensino Médio. Desta forma esperamos incentivar mais alunos a vivenciarem essa experiência única.
Não poderia deixar de destacar a dedicação dos nossos alunos pioneiros, Gabriela e Daniel. Eles acreditaram verdadeiramente no projeto e não mediram esforços para produzir o melhor. É gratificante ver o crescimento deles ao longo de todo o processo de produção, submissão e apresentação do projeto”.
Eduardo Sperandio, coordenador do Ensino Médio e professor de Física

A Escola Eliezer Max se orgulha muito dos alunos DANIEL E GABRIELA e os parabeniza pela conquista.

Leia mais detalhes e veja mais fotos no site da escola: acesse.