Yad Vashem ajuda sobreviventes do Holocausto a desvendar paradeiro de parentes



O Yad Vashem, em Jerusalém, pretende conectar outros centros de documentação e disponibilizar todas as informações gratuitamente on-line para que sobreviventes do nazismo e seus descendentes possam obter notícias sobre o paradeiro de parentes ou amigos.

Haim Gertner tinha acabado de assumir as funções como diretor de arquivos do Centro de Memória do Holocausto quando Moshe Bar-Yuda se aproximou dele no início de 2008. O sobrevivente do Holocausto queria saber se Gertner poderia ajudá-lo a desvendar o mistério sobre o paradeiro de seu pai, de quem não tinha notícias há 66 anos. Bar-Yuda acreditava que seu pai havia sido deportado de sua aldeia na Eslováquia em 1942. Ele achava que seu pai poderia ter sido levado pelos nazistas e, provavelmente, morto em Majdanek, um campo de concentração localizado nos arredores de Lublin, na Polônia. Mas ele não tinha certeza.

Através de vasta pesquisa, Gertner obteve a confirmação de que o pai de Bar-Yuda havia sido assassinado em Majdanek em 07 de setembro de 1942. Gertner também descobriu que a data de nascimento do pai era diferente do que seu filho acreditava. “Você trouxe de volta meu pai duas vezes”, afirmou Gertner citando Bar-Yuda. “Primeiro, agora sei sua data correta de nascimento. E agora posso orar por meu pai”. Gertner respondeu: “Para mim, este foi um momento marcante. Os familiares sofrem a angústia da incerteza e trazer uma informação sobre a pessoa que procuram traz alívio e conforto”.